Evitando que o DHCP sobreponha seu /etc/resolv.conf
O serviço de DNS, apesar de imperceptível na maioria dos casos, é muito importante até mesmo para a velocidade de navegação. Os usuários um pouco mais avançado descobrem seus próprios servidores e configuram eles nos seus computadores.
Mas com a mobilidade isso fica complicado quando levamos nossos notebooks, por exemplo. Existem algumas formas para contornar esse problema, uma delas é tornar o arquivo /etc/resolv.conf em "imutável" usando o comando chattr.
Mas a forma mais didática e, creio eu que, correta seja fazendo a configuração no arquivo que serve para essas e outras funcionalidades do cliente DHCP, o /etc/dhcp/dhclient.conf.
No referido arquivo o que define a configuração que não deverá ser utilizada é:
#prepend domain-name-servers 127.0.0.1;
Você pode configurar essa linha, tirando o "hashtag" do início e adicionando seus servidores DNS se separando-os por vírgula, como o exemplo abaixo:
prepend domain-name-servers 8.8.8.8,8.8.4.4;
* Claro que usar o DNS do google é o exemplo mais prático, mas você pode usar o que mais convier. De tempos em tempos se assume que um ou outro servidor está trabalhando mais rápido.
O arquivo /etc/dhcp/dhclient.conf tem várias outras funcionalidades que estarei compartilhando futuramente aqui, mas que estão documentadas nele mesmo.
Fica por aqui essa dica.