Corrigindo teclas em alguns programas no Linux
- Cleber Ianes
- 6 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Um problema muito irritante ocorre quando usamos alguns programas. Comigo ocorre principalmente com a utilização do Wine. Como uso bastante o Winbox (gerenciador do mikrotik) sempre me incomodava que quando utilizava o ponto no teclado numérico, era inserida uma vírgula. Esse problema ocorre também com alguns note ou netbooks, com utilização de vírgula ou acentos.
Como no linux tudo é possível ser "consertado" pelo usuário com algum estudo, nesse caso podemos utilizar os aplicativos xmodmap e xev.
Primeiramente, descobrimos os detalhes sobre a tecla que você deseja utilizar. Para isso usamos o comando xev. O xev tem várias outras utilidades mas, no momento, iremos apenas utilizá-lo para identificar a tecla que queremos usar.
Utilize-o no terminal.
$ xev
Ele abrirá uma janelinha e ficará mostrando informações no terminal. Sempre que for pressionada uma tecla ele mostrará informações a respeito dela.

No terminal, a área destacada em vermelho é as informações apresentadas quando a tecla "." (ponto no teclado numérico) é pressionada. Destacada em verde é o código físico da tecla.
Com essa informação, agora é definir a função dessa tecla. Isso é feito pelo comando xmodmap.
Exemplo do uso com a tecla ponto:
$ xmodmap -e 'keycode 129 = period'
A partir de agora o ponto aparecerá como "ponto" no wine.
Para que não tenha que digitar isso sempre que for usar o wine, podemos utilizar os recursos do .bashrc dos usuários fazendo com que esse comando seja executado sempre que o usuário se logar.
$ echo "xmodmap -e 'keycode 129 = period'" >> ~/.bashrc
Dessa forma os problemas com o ponto/vírgula se acabam.
Bom proveito. Aproveite para estudar um pouco mais sobre os comandos. Qualquer sugestão, deixe comentários.
Comentários